12/05/08
Glossário sobre Propriedade Industrial
Calendário para 2008
Classificação de patentes
EUA: USPTO's Manual of Classification(U.S. Patent Classification)
Europa: ECLA
Internacional: International Patent Classification (7ª edição) (WIPO)
Outros esquemas de classificação da WIPO:
WIPO Classification Schemes for Trademarks (NICE, VIENNA) and Designs (LOCARNO)
08/05/08
Less quantity...more quality
No ano de 2007 a EPO recebeu 218200 pedidos de patente, comparado com 210600 referente a 2006. Por outro lado, 54700 patentes europeias foram concedidas em 2007, o que representou um decréscimo de 12.9% relativamente a 2006 (62800 patentes concedidas).
A presidente da EPO, Alison Brimelow, acredita que tem que ser dada prioridade à qualidade das patentes.
“O propósito das patentes é o de suportar a geração de benefícios económicos para a sociedade. No entanto, um número elevado de patentes não é necessariamente indicativo de actividade crescente em R&D. O que precisamos não é de mais patentes, mas sim, de melhores patentes”
10 países membros da convenção europeia com mais pedidos de patentes em 2008
1 Alemanha 17.9%
2 França 5.9%
3 Holanda 5.0%
4 Suiça 4.2%
5 Reino Unido 3.5%
6 Itália 3.1%
7 Suécia 1.9%
8 Finlândia 1.5%
9 Bélgica 1.4%
10 Dinamarca 1.0
30/04/08
"Star Wars" war on patents
Lucas reivindica que ele e Ralph McQuarrie, um designer que esteve envolvido em todos o 3 filmes da primeira trilogia, completaram o stormtrooper antes de o entregarem a Ainsworth para a fase de produção.
D264,109 - Stormtrooper

D265,754 - Yoda

D277,215 - Ewok

Pesquisar no Espacenet
Este tutorial serve para auxiliar, numa primeira fase, a pesquisa de patentes no motor de busca europeu, o Espacenet.
Porquê fazer uma pesquisa de patentes?
Determinar se uma dada invenção é única
Evitar duplicações
Identificar o estado da arte numa determinada área tecnológica
Identificar novas ideias e soluções técnicas, produtos ou processos
Desenvolver novas soluções técnicas, produtos ou processos
Identificar direitos de propriedade industrial, para evitar violação de direitos Estrutura de um documento de patente.
Estrutura de um documento de patente
Geralmente, os documentos de patente têm uma estrutura uniforme, composta pelas seguintes partes:
Primeira página – dados que identificam o documento (país, tipo de documento, nº de solicitação, etc).
Reinvindicações - parte mais inportante da patente, onde se determina os limites da protecção conferida pela patente.
Pesquisa rápida por palavra-chave (assunto):
Defina as palavras-chave relacionadas com o objectivo, aplicação e composição da(s) patente(s) que procura; traduza-as para inglês e certifique-se de que está a contemplar os possíveis sinónimos.
Utilize os operadores booleanos para restringir ou alargar a sua pesquisa (AND, OR, NOT);
tente várias combinações de palavras-chave na sua pesquisa; lembre-se sempre que o “não encontrado” não é sinónimo de “não existente”
Aceda à página da classificação que se aplica à base de dados que pretende pesquisar para localizar o código de classificação temática correspondente às palavras-chave que escolheu.
Ex. 1: Base de dados esp@cenet:
Ir a Search the European Classification,
na opção “Find classification for keywords” digite os termos de pesquisa e clique em “GO”. Aparecerá uma lista hierárquica com as secções, classes, subclasses e grupos relacionadas com a pesquisa que efectuou;
seleccione a classe/subclasse pretendida na caixa do lado direito; ao seleccionar a designação da classe é automaticamente transferida para a caixa de pesquisa “Copy to search form”. Aqui clique na opção “Copy” para passar ao interface de pesquisa dos documentos de patente da Esp@cenet.
Outros tipos de pesquisa:
Por autor/organização; por país (códigos dos países); por número da patente, etc.
Formação em IP
- Formação Geral
- Formação Contínua de Actualização Formação à medida
- e-Learning
- Formação Pós-graduada
- Estágios
São cursos importante para qualquer um que esteja de algum modo envolvido em questões de propriedade industrial, desde advogados até investigadores.
Contactei o responsável pela formação em IP no INPI, o qual me confirmou o anúncio do início do Curso Geral de Introdução à PI no decorrer do mês de Maio.
17/04/08
10 novas tecnologias perigosas
Sítios de interesse
Google patents : Pesquisa de patentes através do motor de pesquisa Google.
USPTO : Patentes e pedidos de patentes norte-americanos publicados a partir de 15 de Março de 2001
- para obter informação sobre o estado das patentes, aceder aqui
Delphion : Patentes europeias e norte-americanas (pago)
EPO : Gabinete oficial da patente europeia. Contêm mais de 30 milhões de documentos publicados em todo o mundo
WIPO : Pedidos de patente PCT
-Este é provavelmente o primeiro sítio onde as invenções serão publicadas.
Freeserve :Informação sobre o estado de várias patentes
TIP : Ligações para vários sítios de gabinetes de patentes
15/04/08
Invenções estrambólicas
Vantagens: Não utilização de pilhas!
Desvantagem: Ter uma cana de pesca junto ao sofá!

Códigos de patentes (UE vs USA)
Assim, a utilização de códigos internacionais ajudam a limitar a pesquisa. No entanto, uma pesquisa realizada numa base de dados europeia utiliza diferentes códigos da pesquisa realizada na base de dados norte-americana (USPTO). Perante isto, é bom ter noção da equivalência de códigos entre os dois sistemas e é neste sítio que conseguirá fazer.
07/04/08
Jornal sobre patentes
19/03/08
Patentes americanas (USPTO vs Google Patents)
No entanto, apresenta um handicap que diz respeito ao download do documento completo. Se for necessário imprimir o documento, terá de ser feito página a página. O google patents apresenta a possibilidade de fazer o download do documento completo em pdf, para guardar ou posterior impressão do mesmo.
U.S. 4 805 654 - Sun shield for automobiles

Colher para gelado aquecida

18/03/08
Evolução das Companhias de Protecção de Culturas
As companhias que tiveram a "sorte" de desenvolver novos compostos químicos com aplicação nas culturas mais importantes perceberam de que se tratava de uma actividade lucrativa. De 1970 até meados da década de 80, o crescimento cifrou-se numa média superior a 6% ao ano. Qualquer empresa que tivesse na posse de uma molécula, testava-a para aplicação em culturas.
Só na Inglaterra existiam oito companhias envolvidas neste processo, entre elas a ICI e a Shell Research. Ao nível global, notava-se o interesse generalizado por parte das empresas petrolíferas na protecção de culturas, casos da Elf, Gulf, Chevron, etc. Não se questionavam possíveis fusões, uma vez que notava-se uma constante expansão e aumento de lucros - com a excepção da Ciba e Geigy, que se fundiram em 1969 para formar a Ciba-Geigy.
Nos finais dos anos 80 surgia uma mudança no horizonte. Muitos dos produtos agroquímicos mundiais com maior impacto estavam envelhecidos e as patentes correspondentes estavam à beira de se tornarem de domínio público. Era assim possível a entrada de companhias dedicadas ao fabrico de fitofármacos genéricos. Por outro lado, o capital necessário para desenvolver novos produtos era cada vez mais elevado e as inovações eram cada vez mais raras. As companhias dedicavam-se mais à introdução de patentes do tipo "me-too", do que ao desenvolvimento de novas matérias activas com novos modos de acção.
O crescimento das empresas de genéricos começou a sentir-se nos anos 90. Várias companhias mais importantes compraram empresas de genéricos e algumas empresas de genéricos até iniciaram o desenvolvimento de novos produtos (Makhteshim-Agan e novaluron (Rimon)).
17/03/08
Pesquisa de patentes
No caso de um fitofármaco novo, será importante realizar uma pesquisa, no âmbito da patentes, o mais abrangente possível existentes para eliminar logo à partida quaisquer custos de desenvolvimento com moléculas já existentes e cuja produção está restringida por uma determinada patente. Por outro lado, as matérias activas já existentes tendem a ter cada vez mais patentes a proteger os métodos de síntese, bem como formulações engobando as mesmas.
Existem vários modos de pesquisar por uma determinada patente existente no mercado. Estão disponíveis algumas ferramentas bastante úteis, as quais podem ser utilizadas "free of charge" (Espacenet, OMPI e USPTO).
Roundup. O fim da patente
Este factor levou a um aumento significativo da produção desta matéria activa por parte das empresas de genéricos. Os produtores, atraidos pelos preços mais competitivos, receberam o glifosato genérico de braços abertos.
85% dos fitofármacos actuamente existentes já estão fora do âmbito das respectivas patentes, o que significa que os mesmos podem ser produzidos pelas empresas que não detinham as patentes originais.